- Área: 8757 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Lester Ali, Tom Rossiter
-
Fabricantes: Atlas Schindler, Cox Gomyl, Emirates Glass, Folcra Beach, GEZE, Warema, Zumtobel, dormakaba
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta torre de 24 pavimentos serve como a sede comercial principal do Banco Al Hilal, um banco islâmico progressista em Abu Dhabi. Localizado na Ilha Al Maryah, o novo distrito financeiro designado segundo o plano diretor 2030, o edifício foi concebido para atrair as principais empresas nacionais e internacionais com espaços de escritório da mais alta qualidade, preenchendo um vazio no mercado em desenvolvimento.
Desafiado para definir uma imagem distintiva que refletiria a marca progressiva do banco, ao mesmo tempo que definia uma estética internacional, o projeto define uma torre contemporânea e arrojada que muda de massa à medida que sobe. O térreo é marcado pela área comercial e um lobby transparente de com pé-direito triplo, com arcadas para pedestres no leste e no oeste. Três elementos cúbicos se locam acima da base, empilhadas como blocos deslocados. Estas formas derivam seu interesse de cantos recuados que são deslocados uns dos outros. Além disso, a fachada do edifício muda nos vazios criados para acentuar a estética deslocada. A cor laranja destaca os vazios, reforçando a marca do banco.
Destinada a transmitir uma imagem elegante e atemporal, a fachada é composta por um sistema de parede de cortina de alumínio e vidro. Concebida para atingir uma classificação de sustentabilidade Estidama 1 Pearl, a torre oferece a máxima transparência, com vidro de piso a teto de alto desempenho proporcionando vistas espetaculares para os usuários.
Um parque ajardinado e espelho d'água ao longo da fachada ocidental do edifício atraem o tráfego de pedestres, criando um convidativo e sombreado espaço urbano. Os bancos ajudam a complementar o cenário ao ar livre.